Coaching

Entendo o Coaching como um processo entre a pessoa que procura orientação e o orientador, ou facilitador, em que são trabalhados aspetos emocionais, psicológicos e estratégicos junto da pessoa para que esta possa dispor dos meios necessários para alcançar o que pretende.

Na verdade todos passamos por fases em que tomar decisões, ultrapassar desafios, definir caminhos e objetivos, entre outras situações, nas quais nos podemos sentir sem os recursos necessários para trilhar caminhos ou ultrapassar limitações e que sob orientação podem ser mais facilmente alcançados.

O coach funciona como um facilitador que ajuda a pessoa a entrar em contacto com os recursos necessário para que esta possa alcançar o estado que deseja.
Existem requisitos necessários para que um processo de Coaching tenha eficácia e que os resultados pretendidos sejam alcançados com sucesso. Para esses requisitos estarem reunidos e atuem de forma funcional o coach deverá ter pleno conhecimento das técnicas e posturas necessárias assegurando que o raport estabelecido com cada cliente seja a porta de entrada para todo o processo. Entenda-se raport como o estabelecimento, por parte do coach, de um ambiente de confiança, sincronia e sintonia com o cliente que permita a abertura e entrega necessária.

Uma vez criado o estado de recursos necessário por parte do coach e estabelecido o raport com o cliente abre-se um potencial imenso perante o cliente e o coach que irá contribuir para o sucesso do processo pretendido.

 

PNL

A PNL (programação neuro linguística) reúne uma série de técnicas muitíssimo eficazes no processo de Coaching. As técnicas de PNL foram desenvolvidas especificamente para agir no sentido de entrarmos em contacto diretamente ao nível do inconsciente com os recursos que precisamos e com eles alcançar o estado desejado.

A PNL parte do pressuposto de que possuímos todos os recursos necessários para alcançar os objetivos que pretendemos e que se forem devidamente instalados ao nível inconsciente irão atuarde forma a que a pessoa consiga obter melhores resultados. O processo terapêutico passa justamente por definir o estado atual da pessoa, o estado desejado a ser alcançado e trabalhar com as técnicas de PNL para que o estado desejado seja alcançado através das várias técnicas que a PNL dispõe.

O processo terapêutico passa justamente por definir o estado actual da pessoa, o estado desejado a ser alcançado e trabalhar com as técnicas de PNL para que o estado desejado seja alcançado através das várias técnicas que a PNL dispõe.

 

Coaching

Hipnose Clínica

A Hipnose Clínica assenta em técnicas de relaxamento que permitem o contacto com inconsciente duma forma muito eficaz. A pessoa é levada a um estado alterado de consciência em que o inconsciente está disponível e recetivo a sugestões, desejadas e previamente acordadas em função do objetivo pretendido, sem no entanto perder a consciência e o controlo da situação.

O estado ou transe hipnótico é induzido pelo terapeuta com o objetivo de introduzir na pessoa as sugestões necessárias para esta alcançar o que pretende e é importante salientar que a pessoa está consciente de todo o processo e que não será forçado a fazer absolutamente nada contra a sua vontade. O estado hipnótico não leva a que a pessoa fique inconsciente!